top of page
Foto do escritorTxim Txim - Celebrações

Vai casar? Descubra 5 vantagens nos Casamento Simbólicos


Se estão noivos, mais cedo ou mais tarde, vão-se deparar com uma questão: “Como queremos celebrar o nosso Casamento?”


Terão que descobrir se pretendem uma celebração religiosa ou não; se a presença do Conservador do Registo Civil é suficiente; se preferem uma cerimónia mais focada na vossa história de amor, em algum ritual simbólico; se vão querer uma cerimónia exclusiva ou uma cerimónia standard.


Enquanto alguns casais pretendem apenas alguém que oficialize o casamento e assine os documentos necessários, outros preferem uma abordagem mais personalizada. Se estão na última categoria, um celebrante de casamentos e o casamento simbólico podem ser a melhor opção.


Descubra as 5 vantagens que terá na escolha de um Casamento Simbólico:


1. Foco

Provavelmente a maior de todas as diferenças entre um Celebrante e as outras pessoas que poderão conduzir a cerimónia (seja um Conservador, um Padre, um Pastor, etc.) é o foco da celebração. Para um celebrante o mais importante será sempre o casal, a sua história e o amor que os une. Não há rituais nem formalismos obrigatórios a limitar o gosto e a vontade dos noivos. As palavras proferidas serão sempre livres e adequadas, não tendo que obedecer a liturgias canónicas ou a preceitos legais. O ênfase estará sempre no amor que o casal quer testemunhar e no compromisso que dele brota. Enquanto que para um Conservador o mais importante é o contrato que está a ser assinado e se os termos legais estão corretos, para um celebrante e para todas as outras pessoas no local, o fundamental são os noivos e o seu amor.



2. Tempo

Um Conservador do Registo Civil por norma tem o tempo contado. Reserva uma parte do seu dia para oficializar o casamento e dificilmente conseguirá aumentar essa janela de tempo. Como tal, tudo terá que ser cronometrado e decorrer ao seu ritmo. O mesmo para a cerimónia religiosa.

Um Celebrante, pelo contrário, investe muito do seu tempo com os noivos. Mesmo antes do grande dia, um celebrante passa muito tempo em contacto com o casal: a conhecer a sua história, a escrever o guião, a oferecer ideias e sugestões, a contactar com outros intervenientes na cerimónia como pais e padrinhos… tudo para que a celebração seja perfeita e emocionante. Ao contrário dos conservadores, os celebrantes poderão, sempre que necessário, participar num ensaio nos dias anteriores ao casamento.

Já no dia do casamento, reservamos o dia inteiramente para a celebração, assim nunca haverá pressas nem pressões. Chegando mais cedo ao local, garantimos que tudo está de acordo com o planeado. Recebemos os convidados e ajudamos a encaminhar cada um para o seu lugar. Tudo acontecerá ao ritmo do pulsar dos corações dos noivos.



3. Guião de cerimónia

Isto leva-nos à terceira vantagem em escolher um Celebrante - o guião.

Os Conservadores trabalham a partir de um guião de cerimónia oficial, aprovado pelas instâncias legais, com declarações obrigatórias, resultando muitas vezes numa cerimónia impessoal e burocrática. As celebrações religiosas têm sempre uma liturgia específica e bem delineada a que todos têm que se submeter. Dificilmente haverá algum desvio ou alteração.

Com a Txim Txim, cada casamento é único e o guião é escrito especificamente para cada casal. Os noivos têm acesso total ao guião da cerimónia e são livres de pedir alguma edição ou revisão. O objectivo será sempre chegar à cerimónia perfeita para cada casal, sendo as possibilidades infinitas.



4. Conhecer o Celebrante

Outra vantagem de optar por um casamento simbólico é o facto de poderem escolher o celebrante ideal. Ir ao registo civil pedir que um Conservador se dirija ao local no dia do vosso casamento é, como se costuma dizer, “um tiro no escuro”. É impossível prever quem irá estar lá convosco no grande dia. Como tal, a tão necessária empatia entre o casal e a pessoa que conduz a cerimónia poderá nunca vir a existir.

Com um Celebrante, os casais têm a oportunidade de o conhecer com antecedência. Conseguirão sempre, num contacto inicial, perceber se estão em sintonia com o celebrante ou não. Na Txim Txim, temos uma porta entreaberta por onde podem espreitar os Celebrantes antes mesmo de um contacto inicial. Passem por lá!



5. Flexibilidade

Algo que nunca deveria acontecer era alguém casar quando ou onde não pretendia. Há muitos locais escondidos à espera de serem descobertos para celebrar o amor. Há muitos dias, horas e minutos que marcam, de alguma forma, as paixões, alegrias e recordações de tantos casais. Como tal, todos deveríamos conseguir escolher o dia, o local e a hora que pretendemos assinalar como eternos.

Quando se opta por uma celebração religiosa, haverá sempre o constrangimento das agendas. É preciso que a igreja esteja livre nesse dia a essa hora. Mais ainda, por vezes há que conciliar agendas para realizar cursos de preparação e rezar para que os padrinhos escolhidos sejam aceites e provados.

Os celebrantes têm essa flexibilidade! Vão a qualquer lado celebrar e contar a história do amor que vos une.


Não há limites à vossa imaginação.


A Txim Txim vai convosco numa viagem de balão, de barco ou de avião. Celebramos o vosso amor na praia, no campo, ao nascer do sol ou à 12º badalada do dia 31 de dezembro. A qualquer hora e em qualquer lugar, vamos querer contar a vossa história e testemunhar o vosso casamento.



A cerimónia de casamento é um ato de entrega, amor e partilha, de onde resultarão muitas e felizes memórias.

Com a Txim Txim garantimos que a atmosfera vivida durante a cerimónia será especial e, acima de tudo, o reflexo daquilo que são.




bottom of page