top of page
Foto do escritorTxim Txim - Celebrações

Celebração de Casamento: como incluir familiares e amigos


O casamento é, por excelência, uma celebração que gostamos de fazer junto dos nossos amigos e familiares, verdade? Mas como os poderemos incluir na cerimónia?



Quando o casal inicia os preparativos para o casamento, surgem as dúvidas e também os pedidos de ajuda - aos padrinhos na escolha do vestido e fato, aos pais nos convidados e organização de mesas, às damas e damos de honor na organização da despedida de solteiro, aos primos e amigos de universidade que já casaram até aos melhores amigos para conselhos a toda a hora.


Tal acontece pois na história do casal, cabem também as pessoas queridas que, de um modo ou outro, contribuíram para o desenrolar dos capítulos até ao dia em que darão oficialmente o nó.



E porque não incluir essas pessoas queridas e especiais na cerimónia do vosso Casamento?


Afinal de contas também muitos dos contornos da vossa história aconteceram com eles. Existem várias formas incluir alguns convidados e de criar com eles momentos únicos. Desde os tradicionais discursos com conselhos e histórias de vida, à participação em rituais simbólicos, tudo é possível desde que seja a vontade dos noivos. Deixamo-vos algumas ideias para que se inspirem.



Convidar alguém para fazer um discurso

É comum os padrinhos, pais ou amigos mais próximos participarem na celebração do casamento fazendo um discurso ou alguma tradição familiar ou de grupo de amigos. Estes momentos costumam servir para dar alguns conselhos e sugestões para a vida de casados, para recordar alguns momentos marcantes ou até para fazer um elogio ao amor dos noivos. É quase certo que serão roubados sorrisos e, muito provavelmente, algumas lágrimas de alegria.


Leitura de textos

Desde poemas, pequenos contos, excertos de livros, ou mesmo algum texto original, tudo serve para enriquecer a celebração envolvendo os convidados. Escolhendo um texto que vos fale ao coração e alguém especial para o ler na cerimónia, conseguem abrilhantar o momento de uma forma cuidada e marcante. As palavras proferidas nesse dia ficarão imortalizadas na história do vosso amor assumindo um novo significado na vossa vida. Escolham algo com que se identifiquem e que faça sentido para vocês.


Introduzir momentos musicais

Quando faz sentido para o casal e existe no grupo de convidados alguém com dotes musicais, podem desafiar esse amigo a interpretar uma música que vos seja querida.


Largada de Balões para o céu

Se a ideia for envolver todos os convidados num momento único e memorável, uma das hipóteses será o recurso a balões de hélio ou de ar quente. Num dado momento da cerimónia, serão distribuídos balões pelos convidados. De seguida pede-se a cada convidado que associe ao balão um voto ou um desejo para a vida futura e conjunta do casal. Os balões serão depois todos lançados criando no céu um mar de boas energias que ficará para sempre na memória de quem viver esse momento.



Envolver os convidados nos Rituais Simbólicos

Existem alguns rituais simbólicos que se podem introduzir na celebração do casamento para salientar o momento marcante que se está ali a celebrar. No nosso artigo anterior mencionámos alguns rituais simbólicos que tanto poderão ser realizados exclusivamente pelos noivos, como poderão contar com a participação dos convidados.




Abaixo algumas sugestões de como se poderão envolver os convidados nesses rituais.


Ritual da mistura das Areias

A junção das areias dos noivos numa jarra nova, simbolizando a nova família que se cria e a indissolubilidade do casamento, poderá ser antecedida por uma breve explicação por parte de um convidado. Podem ainda ser os familiares de casa noivo a entregar as areias, simbolizando os valores que cada família dá a cada um, ou sublinhar que cada um leva para o casamento o que recebeu da família.

Quando já existem filhos, a inclusão dos mesmos no ritual também traz consigo uma grande carga simbólica.


Ritual das Velas

Uma forma simples de salientar a importância que as famílias têm na vida do casal é pedir que cada família traga para a cerimónia uma vela acesa. Esta vela, será depois entregue aos noivos que com ela acenderão uma nova luz, uma vela nova. Deste modo, fica explícito que muito daquilo que cada um leva para a vida a dois, lhe foi transmitido pelos seus familiares.


Ritual da Árvore nova

Uma árvore sã precisa de ter as suas raízes bem alicerçadas numa terra fértil e abundante. A terra necessária para plantar uma nova árvore poderá ser entregue na cerimónia do casamento pelos pais ou familiares dos noivos. Os valores, ideais, crenças e seguranças de cada um são, muitas vezes, os que nos foram transmitidos e os que queremos transmitir. É, deste modo, uma ótima oportunidade de envolver os filhos, quando já existem, neste projeto em permanente construção.


Ritual da caixa de vinho ou caixa do tempo

Há vinhos que, por serem de uma qualidade superior, melhoram com a idade. Ficam mais maduros e com as suas características mais destacados e harmoniosas. Com o casamento acontece o mesmo: quando mais tempo vivem juntos, quantos mais desafios superam juntos, mais próximos ficam e mais fortes são os nós que unem o casal.

Para que os vossos convidados participem neste ritual, eles terão que escrever uma carta previamente. No dia da cerimónia levam as cartas com os votos e conselhos que serão depois seladas na caixa com o vinho. Passados uns anos, numa ocasião especial, poderão abrir a caixa, beber o vinho e ler as cartas pela primeira vez. Deste modo, os vossos convidados voltam a estar de novo presentes no vosso casamento.



As dinâmicas são infinitas e a Txim Txim quer construir, em conjunto convosco, a cerimónia perfeita.


Garantimos que terão toda ajuda e aconselhamento necessário para que seja um Casamento Inesquecível - para o casal e, claro, para os que vos são queridos.


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

Antoine de Saint-Exupéry

Comments


bottom of page