Um dos fatores que levam cada vez mais noivos a optarem por casamentos simbólicos é a liberdade de escolha.
A cerimónia do Sim, Aceito pode (e deve) ser o reflexo da identidade e intenções do casal.
Terá sempre um roteiro, que é construído em conjunto com o casal e de acordo com a sua sensibilidade. Há alguns casais que preferem centrar-se mais na sua história e na troca de votos e alianças, outros que gostam de trazer tradições de amigos ou familiares, enquanto que outros não prescindem do simbolismo e de rituais marcantes que os ajudem a recordar e a imortalizar este dia.
Qualquer que seja o vosso caso, não se preocupem, estaremos aqui, sempre, para vos ajudar.
PODEMOS CASAR SEM ESCOLHER UM RITUAL SIMBÓLICO?
A resposta é sim. Um ritual será sempre um complemento facultativo na cerimónia do vosso casamento. O propósito do ritual é tornar mais visível (a um, a outro e aos vossos convidados) o compromisso que naquele momento selaram.
COMO ESCOLHER UM RITUAL DE CASAMENTO?
É fundamental que, durante toda a celebração, se sintam confortáveis e identificados. É o vosso dia, todos querem viver e sentir o vosso amor e não assistir a uma peça de teatro.
O simbolismo visual que o ritual traz para a celebração servirá sempre para complementar a vossa história. Faz sentido ser mais um passo, que dão juntos, na história de amor que continuam a escrever. Normalmente, em cada ritual o casal cria, com mais ou menos ajuda dos familiares e amigos, algo que transportará para a sua vida futura. Como que tornando sempre presente o compromisso que fizeram no dia do casamento.
Hoje mostramos alguns exemplos de rituais para estimular a vossa imaginação:
Plantar uma Árvore
Em conjunto, o casal coloca uma pequena planta num vaso que levará consigo para casa. A nova árvore simboliza a nova família criada, o amor que dela rebenta, a solidez e convicção de querer crescer e ser cada vez mais. A terra, que poderá ser oferecida por familiares e amigos, aparece neste ritual representando os valores e a segurança a que a nova família se prende.
Acender uma Vela
Este ritual pretende representar a vontade que cada um tem de se dar e de se empenhar na manutenção da chama que aquece os vossos corações. Cada um, traz para a cerimónia uma pequena vela acesa, simbolizando tudo o que é. Juntando ambas as chamas, acenderão uma nova luz que irá ser sempre mais forte e luminosa que antes. Poderão acender esta vela em momentos especiais na vossa história por escrever.
Misturar as Areias
O casamento é para a vida. Não se consegue voltar a trás. Do mesmo modo, depois de se misturarem duas areias de cores diferentes, não se conseguirá jamais voltar a separá-las. Os noivos, fundadores de uma nova família, fundem as suas vidas, as suas areias, em frente a todos os convidados. Comprometem-se deste modo a trabalhar para que, tal como as areias, as suas vidas nunca mais se separem.
Acreditamos que a integração de um ritual simbólico, acabará por ser um processo muito enriquecedor e emotivo caso esteja intimamente ligado à vossa história.
Saiba como a Txim Txim pode aconselhar e tornar o dia do seu Casamento num dia Inesquecível.
Comments